Sua Imobiliária e Administradora
Scroll Down

Notícias

Taxa SELIC: o que é e como impacta o financiamento imobiliário?

Postada em 16/12/2021 às 09:09:51
Taxa SELIC: o que é e como impacta o financiamento imobiliário?

O que é Taxa Selic ?

De forma resumida, a Selic é a taxa básica de juros, um índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. A taxa é utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas pelos mesmos em títulos públicos federais.

Como é determinada a Taxa Selic?

A Selic é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne dois dias seguidos, num total de 8 encontros anuais para definir a taxa de juros com base no contexto atual e nas expectativas futuras sobre a economia brasileira.

Por via de regra, aumentar a taxa básica de juros é a alternativa do Copom para frear a inflação - como costuma dizer o Engenheiro, Economista e também colunista Luiz Mendonça de Barros, "o aumento da taxa básica é o chá amargo para curar a economia".

Com o aumento dos juros, as pessoas físicas tendem a comprar menos, e as pessoas jurídicas também tendem a tomar menos empréstimos e a investir menos. O resultado disso é um atividade econômica menor, o que por sua vez pode diminuir a pressão inflacionária.

Por outro lado, a redução da Selic é utilizada para aquecer a economia. Afinal, reduz-se os juros sobre os empréstimos bem como os rendimentos pagos pelas aplicações financeiras. Com isso, é estimulado portanto o consumo das famílias e o investimento das empresas na produção.

Como a Selic influencia na hora de comprar um imóvel?
Com o aumento da taxa Selic, ainda que com a redução dos preços dos imóveis, haverá também um reajuste no valor do financiamento imobiliário. Por exemplo, em um contrato indexado à Selic, se a taxa subir de 10% para 12%, a taxa de financiamento acompanhará esse movimento, aumentando o custo das prestações do imóvel.

Por ser um bem de alto valor, a venda de um imóvel é muito sensível ao crédito. Assim, com um possível aumento, menos pessoas estarão dispostas ou aptas a financiar, o que diminui a procura, e desacelera o preço dos mesmos.

Do contrário, caso da Selic caia de 10% para 8%, por exemplo, haverá consequentemente, uma queda na taxas de financiamento imobiliário, o que ampliará as chances de adquirir um imóvel, aquecendo a procura. Além disso, se a oferta não acompanhar o mesmo movimento poderá haver uma valorização dos bens.

E se eu comprar à vista ou quiser apenas investir?
Bom, se você entendeu tudo até aqui, deve ter constatado que o aumento da Taxa Selic pode ser um cenário favorável a possíveis investidores e para quem pretende comprar à vista.

Com a Selic em alta, os empréstimos e financiamentos ficarão com taxas maiores, ao mesmo tempo que a mesma taxa elevada poderá resultar em uma possível redução de preços por parte dos proprietários e até mesmo de construtoras para estimular as vendas.

Assim, aumentam as chances de encontrar oportunidades com preço bastante atrativo caso opte por pagar à vista ou mesmo fazer um bom negócio.

 

Fonte: blog.casamineira.com.br/

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp
G-XJHT9RGD5Ppinterest-site-verification=8abbf1f80751f5014486243724a6ab8a